Publicado:

Termografia aplicada ao setor de energia garante segurança na operação e possibilita maior produtividade

Provedor Solar

Termografia aplicada ao setor de energia garante segurança na operação e possibilita maior produtividade

Quando se fala em empresas que que operam 24x7, zelar pelo perfeito funcionamento das máquinas e equipamentos é sinônimo de segurança, como também de maior produtividade, afinal, com um menor risco de falhas nos sistemas de produção, a probabilidade de acidentes ou paradas inesperadas pode ser drasticamente reduzida. Desta forma, o processo de manutenção preditiva, que faz uso de dados e inteligência para prever falhas e problemas em um equipamento ou sistema, tem sido foco para as empresas. Aqui a termografia pode ajudar a prever situações e antecipar diagnósticos.

 

A termografia é uma técnica de inspeção que utiliza radiação infravermelha, normalmente através de câmeras térmicas para identificar e visualizar diferenças de temperatura em equipamentos e instalações elétricas. Essa radiação infravermelha fornece informações sobre o estado ou temperatura de operação de um determinado componente ou equipamento. Uma vez identificado o padrão térmico existe um diagnóstico, em forma de imagem ou informação que pode sugerir algum ponto de aquecimento fora do padrão, que deve ser investigado.

 

Como toda a análise é realizada sem a interrupção da operação, o procedimento é considerado ágil e recorrente, sendo possível avaliar vários equipamentos em um curto espaço de tempo, o que garante um payback mais rápido sobre o investimento realizado.

 

A inspeção termográfica aplicada as empresas de energia vão desde subestações, painéis, torres de transmissão etc, desde a geração de energia, transmissão, até a distribuição. É importante que a manutenção preditiva seja corretamente aplicada, de forma a garantir a operação ininterrupta e segura, maiores preocupações deste setor.

                                               

Como está o mercado de termografia em ambiente de energia no Brasil?

 

O panorama no Brasil é bastante favorável para o setor. O país tem recebido investimentos em larga escala de empresas locais e do exterior, em infraestrutura de geração, transmissão e distribuição para toda cadeia de fornecimento de energia, tanto para energia proveniente de fontes renováveis quanto as de fontes tradicionais. Afinal de contas, em um futuro próximo, a estabilidade de operação e a eficiência serão indispensáveis, pois a energia está cada vez mais escassa e cara.

 

Vale destacar que o mais importante no setor de energia é que a operação não pare. Problemas ainda podem ocorrer e a alternativa é que possam ser antecipados e mitigados. Desta forma, as paradas podem ser previstas de tal forma que as operações continuem, sem prejudicar o consumidor final. Promover esse cenário é um dos grandes desafios do setor de energia no Brasil e para isso a termografia pode contribuir. 


Sobre a Hikvision

Com ampla gama de produtos de segurança físicos, que abrangem vídeo, controle de acesso e sistemas de alarme, a Hikvision também fornece soluções integradas à IA para oferecer suporte aos usuários finais, com novos aplicativos e possibilidades para gerenciamento de segurança e inteligência de negócios. A companhia está comprometida a servir vários setores por meio de tecnologias de percepção de máquina, inteligência artificial e Big Data, liderando o futuro da IoT. Formada por 66 subsidiárias e filiais em todo o mundo, os produtos da Hikvision destinam-se a vários mercados verticais que integram mais de 150 países. A empresa abriu capital em maio de 2010 e está listada no SMEs Board da Bolsa de Valores de Shenzhen. Para saber mais, acesse https://www.hikvision.com/pt-br/

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/termografia-aplicada-ao-setor-de-energia-garante-seguran%2525C3%2525A7a-1f%3FtrackingId=5J%252B1n3Xs%252BQLYAVMlhJxDmA%253D%253D/?trackingId=5J%2B1n3Xs%2BQLYAVMlhJxDmA%3D%3D


VOLTAR